velho homem

Velho Homem é um projeto recentemente formado por Afonso Dorido (Homem em Catarse, indignu) e Francisco Silva (Old Jerusalem), fruto de uma residência artística na Sala Estúdio Perpétuo (Porto) durante a pandemia. Através de 10 field recordings, cada um a servir de mote a uma nova composição, musicam o nosso quotidiano, forçando-nos a abrandar e a ouvir ativamente os sons à nossa volta.

No tema de apresentação de "Espuma dos Dias", a marcada cadência inicial do baixo sugere os passos do pastor acompanhando à pastagem o seu rebanho. O chocalhar deste domina a parte central de "Rebanho", até vir a desvanecer num nevoeiro de serrania ao som de um piano pastoral, sereno e contemplativo, rústico e íntimo. No vídeo, filmado por Daniel Sampaio e por Ricardo Fernandes, é representado visualmente o percurso do pastor que, após muitos anos de trabalho fabril, decidiu deixar esse mundo para trás aquando do encerramento da fábrica na qual trabalhava, pretendendo dedicar agora o resto dos seus anos à pastorícia.

Sobre "Espuma dos Dias"

Sob a denominação Velho Homem, Old Jerusalem e Homem em Catarse pretenderam resgatar da espuma dos dias algumas das coisas simples e fundamentais que tantas vezes nos passam despercebidas. Recorrendo ao registo sonoro de momentos quotidianos de um conjunto diversificado de pessoas, a dupla propôs-se estabelecer uma colaboração musical entre o próprio quotidiano e os criadores envolvidos. Numa certa tradição de “escuta significativa” e a partir de um conjunto de field recordings que documentam a vida e o seu “fluir acústico” diário, a dupla criou peças musicais informadas por esses ambientes aurais.

O resultado final, "Espuma dos Dias", vai ser editado no dia 3 de Novembro pela Amplificasom em CD, vinil e digital e apresentado ao vivo no Porto (10.11) e em Lisboa (01.12). "Espuma dos Dias" é um disco de influência cageiana, mas com um forte cunho português, discreto na sua familiaridade e francamente reconfortante. O álbum foi gravado e misturado no Largo Recording Studio por Ruca Lacerda (Mão Morta, GNR, Pluto) e masterizado nos Sundlaugin Studios, na Islândia, por Birgir Jón "Biggi" Birgisson (Björk, Sigur Rós, Spiritualized). Conta com colaborações da cantora Ana Deus (Três Tristes Tigres, Osso Vaidoso) e do baixista Miguel Ramos (Supernada, Retimbrar, e colaborador de Manel Cruz e Jorge Palma).